Páginas

sexta-feira, julho 23, 2010

Batismo

Dar nome às coisas nunca foi uma tarefa muito dificil pra mim. Já tive oportunidade de batizar alguns animais de estimação, uma afilhada e até ajudei a escolher o nome dos meus irmãos. Mas quando resolvi criar esse blog, tive um bloqueio. Não conseguia pensar em nenhum nome que transmitisse a minha essência. Mas afinal, o que eu quero dizer, o que eu tenho pra dizer? Aquilo que eu digo faz sentido (pra quem)?

É aí que está todo o mal... nas palavras. Como é que podemos nos entender se nas palavras que digo eu ponho o sentido e o valor das coisas como elas são dentro de mim; enquanto quem as escuta percebe inevitavelmente com o sentido e o valor que elas tem pra ele, do mundo que ele traz dentro de si? Acreditamos entender uns aos outros, mas não nos entendemos jamais.

Devaneios a parte, eu ainda precisava de um nome. Fui buscar na música, a poesia em forma viva, melodia, sensação. Comecei em Adriana, Marisa, Vanessa, Tiê; mas nenhuma me inspirava de forma completa. Resolvi tentar Chico, que acabou me remetendo à Tom, e me deparei com ‘Luiza’. Pronto, achei um belo nome: Pra Te Esquecer Luiza.
Não. Também não.

Resolvi me entregar as palavras de Clarice. O mistério, o estranho, a cosmovisão de Clarice. Aquela que chega a assustar, pois parece saber mais de mim que eu mesmo. Aquela que devorava a si mesma.

“Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então.”

Nessas palavras, encontrei aquilo que procurava. O conjunto de palavras que resume aquilo que constantemente tento dizer: deixa me ser o que quiser, falar sobre o que quiser, fazer o que quiser, deixa me ser, então. E tente não me entender. Entender é questão de sentido, de sentir... ou toca ou não toca.

E pensar que esse texto era pra falar sobre liberdade...

7 comentários:

  1. Viver, ainda nas palavras de Clarice, ultrapassa qualquer entendimento. E foi somente depois de compreender isso que as coisas tornaram-se um pouco mais... leves, pra mim.

    Gostei muito do texto e, enfim, do nome!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha, o nome é perfeito e texto muito rico.
    Parabéns, serei leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ler o primeiro post talles!
    e tbm adorei o nome, faz todo o sentido que seja assim.

    ResponderExcluir
  4. Vejo a sua preocupação com a estética literária e digo: Calma meu amigo, fique sossegado.
    Se por definição "estética" se dirige primeiramente aos sentidos (estesia) e só depois à razão, devo dizer que no quesito sentido, me causou as melhores sensações e reflexões. Sinto-me compreendida!!
    Agora quanto à razão, de maneira surpreendente se supera com lucidez e inteligência.
    Expressa-se e faz Clarice inteligível, tão subjetiva mas inteligível se a enxergo através de você.
    Tem uma terrível cobrança da minha parte, espero o melhor e espero ser surpreendida a cada novo post.
    Da próxima vez virei aqui testar a minha subjetividade também, exigir o meu direito de ser, nessa minha nova casa.

    Umbgs.

    ResponderExcluir
  5. Sinto cheiro de futuro estudioso da literatura surgindo. Deixe ser Clarice. Deixe ser literatura em breve, menino.

    ResponderExcluir
  6. Bacana o nome, são palavrinhas bem amplas e significativas. Acho que nunca tinha lido algo seu antes, vou gostar do blog.

    ResponderExcluir
  7. Você reiventou lindamente as palavras de Clarice.
    Mal posso esperar pelo proximo post.
    Lindo Honey.

    ResponderExcluir